MCR Imóveis

A maneira mais fácil de encontrar seu imóvel!

CRECI: 007500J

(11) 3777-4528

Notícias

Manutenção predial necessárias aos condomínios

1 – Caixas d'água: as tampas devem estar sempre isentas de ferrugens ou fissuras, as bordas em perfeitas condições para não penetrar água de chuva, fazer semestralmente a limpeza, verificando as condições dos canos e bóia.
2 – Casa de barriletes: verificar se estão bem vedados e se não há gotejamento próximo aos registros.
3 – Lajes: atente para a formação de poça d'água, que é indicação de problemas com o escoamento da água de chuva e favorece infiltrações.
4 – Pára-raios: verificar se os metálicos estão bem presos, se não há ruptura ao longo da linha. A verificação é feita por empresa especializada.
5 – Casa de máquina dos elevadores: verificar infiltrações de água e poças de óleo no chão.
6 – Portas corta-fogo: devem estar sempre fechadas, mas jamais trancadas, permitindo o livre acesso.
7 – Extintores: observar os manômetros para ver se há despressurização que podem ocorrer acidentalmente por por acionamento indevido. A cada cinco anos fazer o teste hidrostático dos extintores por empresa especializada.
Obs. Os extintores de espuma química devem ser substituído pelos de carga d'água por determinação do INMETRO desde 20/08/1999.
8 – Mangueiras contra incêndio: manter o registro do barrilete do hidrômetro sempre aberto, verificar se as mangueiras e a caixa de hidrante estão secas, se estão em bom estado, não tendo furos ou desgastadas pelo tempo ou pelas dobras, e se estão enroladas corretamente.
9 – Parte hidráulica: observar nos andares as paredes e teto se há infiltração, como: bolhas, fissuras, quebra na massa fina ou gesso, manchas escuras ou parede molhada. Verificar a tubulação de água desde a caixa d'água até o térreo, caso haja oxidação, pode ocorrer problemas na rede elétrica podendo causar curto circuito. Verificar a impermeabilização das lajes que podem ocasionar infiltração de água nos pontos de luz.
10 – Fissuras, trincas e rachaduras nas paredes: geralmente problemas na edificação.
11 – Iluminação: verificar a real necessidade da quantidade de lâmpadas instaladas e se estão ficando acesas durante o dia.
12 – Iluminação de emergência: fazer manutenção periódica nas baterias.
13 – Parte elétrica: verificar se há umidade ou deformação nos fios e cabos, se há sobrecarga na rede, cuidados que podem gerar grande economia.
14 – Elevadores: verificar se está parando corretamente no nadar, dando trancos, trepidando entre os andares, partir sem ter fechado a porta, ter fios desencapados no quandro de comando e se a placa indicando o limite de carga e contato com a empresa que faz a manutenção está em local visível e bem conservada.
15 – Playground: os brinquedos devem estar totalmente firmes, e se estão de acordo com as normas da ABNT.
16 – Piscinas: controle semanal do “ph” da água (entre 7,0 e 7,4), escovação das paredes e aspiração, filtragem diária, o esvaziamento das piscinas ocasionam quedas de azulejos e trincas.
17 – Lixeiras: estar bem fechada, bem limpas para não ter acúmulo de líquidos e resíduos orgânicos.
18 – Garagem: verificar manchas de umidade no teto e paredes, sinais de insetos, ninhos e pó de madeira nos locais, indicativos de cupim, com tubulação aparente, verificar se há gotejamento, indicativo de vazamentos.

2013 © MCR Imóveis - Todos os direitos reservados